Depressão – Você pode ajudar!

No Comments

DEPRESSÃO – Você pode ajudar!

A depressão em muitos casos tenho percebido que vários fatores tem contribuído para que este estado emocional se agrave na vida da pessoa a deixando muitas vezes sem forças para se libertar deste sentimento de vazio existencial, desta dor da alma, então vou através deste texto em breves palavras buscar nortear algumas maneiras de lidar com este sentimento que tem levado muitos brasileiros e de estrangeiros por todo mundo a sofrem de um quadro de depressão.

A cada dia que passa as pessoas tem conhecido mais sobre a depressão, então vejo que para muitos falar sobre depressão já é um assunto que já faz parte das conversas na família, com os amigos e até mesmo no local de trabalho já ouviram esta palavra que vem assuntando a muitos que dela sofre a DEPRESSÃO.

Mas aqui vou ressaltar que além de um ponto de vista técnico ou seja psicológico que possuo ao longo de toda a minha formação como psicólogo, mas principalmente com os pacientes tenho percebido algumas características que não vejo apenas nos anais de medicina e psicologia, nem tampouco nos conhecimentos adquirido em cursos, livros e congressos que tenho participado, mas em especial no campo de trabalho onde diariamente tenho travado uma luta constante contra este “Mal do Século” junto aos pacientes que tenho o prazer de atendê-los e levá-los a uma qualidade de vida mais saudável e mais plena.

Muito me entristece ao ver o descaso que algumas fazem com o aqueles que sofrem de DEPRESSÃO. Ainda brincam com esta dor do próximo, dizendo palavras como: isto é frescura de fulana, é falta do que fazer, entre outros comentários sarcásticos, que maldade e que falta de sabedoria.

Penso em quantas pessoas por aí estão sofrendo hoje, agora neste momento, muitas delas por motivos que muitas vezes aos olhos de outros podem ser simples, mas não é simples é importante para estas pessoas!

Quando elas sentem aquela tristeza que insiste em ficar, aquela solidão que mesmo estando rodeadas de amigos continua com o coração angustiado, então para estas pessoas que dedico este texto.

Quero aqui salientar que muito se pode fazer no momento deste, várias coisas podem proporcionar um “alívio momentâneo”. Você pode levar esta pessoa para passear, dar uma volta, visitar lugares novos e até mesmo viajar caso disponha de tempo e condição, fazer yoga, meditação, alimentação natural etc. Você pode levar a pessoa para fazer um curso de dança ou uma academia, assistir a seu esporte favorito, ir ao teatro, ao cinema, tudo isto pode ajudar sim, pode! Você pode levar esta pessoa para rever amigos de infância que ela faz tempo que não vê, também pode sentar com ela e conversar por horas e horas, tudo isto pode ajudar sim, isto você pode fazer, basta querer ajudar!

Porém, para muitas pessoas que sofrem de depressão este “alívio” pode não ser suficiente.

Ao longo de minha carreira de psicólogo tenho tido a oportunidade de atender vários casos de pessoas com depressão, sendo que tenho não apenas auxiliado estas pessoas no processo psicoterapêutico, mas também tenho aprendido muito com cada uma delas, aprendido a compreender, apreendido a respeitar e aprendido ajudá-las a enfrentar a dor que cada uma destas joias de Deus. Pois fico muito feliz por poder de alguma maneira fazer parte da vida destas pessoas, no momento onde muitos viram as costas, onde muitos a abandonam onde temos a oportunidade de ouvir e de mostrar para esta pessoa o valor que ela tem, que mesmo com o desprezo de outros elas tem mim motivos de dar a volta por cima e voltarem a realizar seus sonhos.

Devemos todos nós darmos mais valor a vida, a vida destas pessoas, tem um preço imensurável,  se de alguma maneira esta pessoa esta sofrendo perto de nós precisamos sim fazermos algo por ela, pois chega um momento que ela já não tem mais forças para fazer sozinha.

Os fatores que levam uma pessoa depressiva ao suicídio são vários. Mas o descaso familiar é um deles, o sentimento de solidão, sentimento de estar abandonado, esquecido é um deles. Então ficaria aqui citando vários e vários motivos que levam a esta situação drástica, mas acho que você já compreendeu.

Então faça sua parte encaminhe esta pessoa para um profissional da saúde, que vai saber como lidar com esta situação e ajudar esta pessoa a sair deste quadro depressivo.

Pois a depressão vai minando as forças da pessoa, vai travando os caminhos até então traçados e vai fechando portas de relacionamentos.

Então quero dizer a todos aqueles que enfrentam ou tem um parente, um amigo ou um colega de trabalho que tem apresentado um quadro depressivo.

Você pode ajudar! Sim, você pode fazer a diferença na vida desta pessoa, não leve na brincadeira não, dê valor ao que esta pessoa fala, esteja ouvinte ao se tratar de um desabado deste querido que divide com você sua dor.

Você pode fazer sim algo por esta pessoa, seja compreensivo, mostre a esta pessoa o quanto ela é importante para você, que ela sim tem muito valor, que ela sim é merecedora, mostre para esta pessoa não apenas com palavras, mas principalmente com atitudes o seu apreço.

Abra seu coração e ampare esta pessoa, não permita que ela se isole, não deixe que a apatia tome conta do coração desta pessoa, mostre para ela que há vida lá fora, que ela tem direito de ser feliz, não precisa ter um discurso longo, mas sim que ela não se sinta sozinha.

Infelizmente a cada dia que passa, vejo pessoas tirando suas vidas, isto é muito triste, pois sabemos tem jeito sim.

E lembre-se quando faltarem palavras, quando você quiser ajudar esta pessoa e não encontrar maneiras de expressar isto a ela, então você pode contar conosco, a psicoterapia pode sim ajudar esta pessoa.

Existem muitos tratamentos alternativos que podem auxiliar também neste processo, mas acredito que faz-se necessário neste momento de depressão encaminhar a pessoa a um(a) psicólogo(a).

O psicólogo vai poder avaliar o caso desta pessoa e poder ajudá-la a enfrentar este momento delicado da vida dela.

Também é importante salientar que o psicólogo está preparado para perceber e identificar quando o paciente precisa de um acompanhamento interdisciplinar ou multidisciplinar com outros profissionais da saúde como médicos psiquiatras, neurologistas, entre outros de acordo com cada caso.

Lembre-se você pode ser feliz e vencer a depressão, espero que de alguma maneira estas palavras te ajudaram a perceber que você tem valor e que você pode sim ajudar aqueles que estão sofrendo.

Saiba de uma coisa, eu acredito em você, eu acredito no seu potencial, sei que você consegue e querendo minha ajuda em psicoterapia será um prazer lhe atender. Fica na paz e precisando eis me aqui!

Psicólogo Reginaldo Bernardes

www.reginaldobernardes.com.br

whatsapp:19-98294-4904

 

Categories: Motivação, Saúde Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *