Como superar a negatividade?

No Comments

Como superar a negatividade?

Você anda apreensivo em relação a tudo que possa ocorrer em sua vida de maneira a tem até sintomas físicos como insônia, medo, tristeza, tensão muscular na região dos ombros, sentimento de incapacidade, tremores nas mãos, alterações abruptas em seu peso, dificuldades no trato com seus entes queridos, você sente uma opressão, parece que você está sendo contido, sendo aprisionado, você não consegue sair desta situação ao qual você está inserido.  Este artigo foi feito para você!

Os dias vão passando e o medo está aumentando, você sente que está angustiado, parece que sente algo preso em sua garganta, uma sensação desamparo, de solidão, parece que você está mergulhado em meio as condições que você não consegue vencer.

Você liga a TV e os noticiários só te fazem ficar atento, pois são tantos os fatores que te colocam em uma situação de amedrontamento constante. São filas e filas nos hospitais de pessoas que são deixadas de lado, inúmeras pessoas que ficam nas filas das agências de emprego em busca de uma recolação no mercado de trabalho, você se depara quando chega em casa com sua caixa de correios sempre cheia de novas cartas de cobrança, boletos de bancos e cartões, além disto seu telefone quando toca você fica até com medo de olhar quem é,pois em sua mente vem um pensamento de que é alguém que vai te cobrar. Você já pediu auxílio de seus pais, parentes, amigos e não sabe mais o que fazer?

Você parece estar a cada dia que passa, sem ter o domínio da situação.

Você pensa que pode estar sendo influenciado por uma “onda” de negatividade que está no ambiente que de alguma maneira está lhe causando uma sensação desconfortável,um medo do amanhã, uma ansiedade em encontrar uma saída, mas a pergunta que você deve fazer é a seguinte:

Por que esta negatividade te afeta?

Ou seria algo que vem de dentro de você?

Bom são perguntas aparentemente simples, mas o conteúdo delas poderá te surpreender.

Vejamos que o ser humano é dotado de capacidades tanto físicas quanto intelectuais que o eleva a um patamar diferenciado tanto em relação as outras espécies de seres vivos, quanto há diferença entre si, pessoas que aparentemente tiveram a “mesma” criação e até viveram no “mesmo” ambiente podem ter pensamentos completamente diferentes.

Vejamos que existem fatores tanto internos quanto externos que fazem com que situações aparentemente semelhantes sejam interpretadas pelos indivíduos de maneira diferente, pois quando os pensamentos povoam as mentes humanas, eles são oriundos de vários condições diferentes que remetem tais pensamentos.

Dentre tantas condições há de se atentar a maneira de ver o mundo, a visão de mundo, na mente de cada individuo varia de acordo com vários fatores que possam corroborar com tamanha diversidade de maneiras de observar cada situação e forma a se atentar a seus oriundos pensamentos  que pairam sobre sua mente.

A cada momento na vida o ser humano vai sendo afrontado diante de determinadas situações que o colocam a prova, dentre elas situações que podem ter se apresentadas por vários motivos, estes que talvez você nem consegue a priori pensar, mas que pode estar relacionado ao seu passado ou até mesmo a maneira como você vem levando a vida.

A cada escolha que o indivíduo toma na vida, pode ter consequências que nem sempre estavam previstas, dentre as quais situações que estão inerentes ao caso, vejamos por exemplo de um homem que trabalhou durante anos de sua vida em empresas como funcionário, durante vários anos ele adquiriu conhecimento técnico e/ou administrativo e conseguiu com muito custo, juntar uma pequena quantia financeira.

Então por várias vezes ele se pega pensando: como seria se ele pegasse esse dinheiro guardado mais o valor a receber a empresa e montasse seu próprio negócio, teria ele mais prazer na vida, mais satisfação por fazer o que deseja, teria ele mais tempo para a família,para viver a vida com mais alegria e também até com mais dinheiro?

Então um dia aquela empresa que ele se dedicou anos está passando por uma crise em seu seguimento e o seu patrão ou seu gerente o chama para conversar, então lhe é apresentado 2 propostas, a 1ª proposta é a seguinte: você será desligado da empresa e com isto poderá receber um valor que é seu direito porém de forma parcelada, pois a empresa está passando por uma crise.

Já a 2ª proposta é a seguinte: você pode ficar na empresa porém não se sabe a empresa vai ter condições de te pagar, pode ser que as condições do mercado melhoram ou pioram não se tem no momento uma garantia, se você ficar você pode aos poucos até subir de cargo, mas se a empresa fracassar aí a situação será insustentável e você poderá ficar sem nada, pois a empresa pode pedir falência e você terá que recorrer a justiça e mesmo assim não terá nenhuma previsão para receber.

Então o individuo tem a grande oportunidade que tanto queria, mas ai começa o dilema, pois o medo, a falta de confiança podem neste momento fazer toda a diferença. Dependendo da maneira como ele se vê, a perda do emprego pode ser a melhor coisa da vida dele ou a pior coisa que pode acontecer com ele, pois a insegurança, pode deixá-lo incapaz de tomar um novo rumo em sua vida e o ancorá-lo numa situação de lamúria, medo e sentimento que ele não tem valor, afinal de contas ele deu tudo de si para esta empresa e agora está sendo “deixado” de lado?

Ou ele pode agradecer a empresa e começar alcançar seu sonho de ser um empreender. No começo pode ser que ele sofra pela falta de experiência e conhecimento das nuances do mercado, mas se ele insistir cedo ou tarde ele vai vencer.

Os maiores vencedores já fracassam muitas vezes, já faliram muitas empresas, já perderam muito dinheiro, já sofreram muito pelo stress, pela falta de apoio familiar, pela falta de amigos que dessem uma palavra de apoio, infelizmente se decepcionaram muito com aqueles que aparentemente contavam,mas a vida mostrou que eles poderiam vencer.

Então você pode vencer, você pode sair desta situação de tristeza, de aparente fracasso para uma situação de vencedor.

Neste caso dependendo da decisão do individuo muita coisa pode acontecer de bom ou de ruim em ambos casos. Então nem sempre a decisão de sua vida é inteiramente sua, pois suas escolhas fazem parte de condições de em alguns casos são inerentes de você.

Mas grande parte das escolhas na sua vida, dependem exclusivamente de você. As possibilidades são infinitas, mas as escolhas só podem ser feitas por você.

PARE DE SE CULPAR: Então antes de se culpar, pense um pouquinho e analise se sua condição foi ocasionada apenas por você ou se foi um aglomerado de situações que o levam a situação atual.

TIRE UMA LIÇÃO: Se você tirar uma lição a situação você pode transformar sua situação em uma solução ainda superior aquele aparente problema.

PROBLEMA PODE TE AJUDAR: Isto mesmo, você pode transformar um problema em uma ótima oportunidade, as oportunidades na vida muitas vezes vem em forma de um problema, atrás da busca em desvendar tal problema se encontra uma grande oportunidade de vida.

TRANSFORME PROBLEMA EM OPORTUNIDADE: As oportunidades muitas vezes vem mascaradas e por não se apresentarem como tal, são interpretadas como um grande problema. Portanto então uma coisa se você tem um problema, se sua vida está um dilema e você vive envolto a um problema especifico, então busque encontrar no problema a solução. Pois os grandes vencedores são aqueles que não olham para a situação como um obstáculo, mas pelo contrário enxergam como um degrau para o sucesso.

APRENDA A PERCEBER O MOMENTO DE AGIR: Esteja alinhado ao universo, quando a oportunidade aparecer em forma de um problema, lembre-se de sacar a tempo de aproveitar o problema para dele tirar uma solução e transformar sua vida.

Voltando ao caso do rapaz do exemplo acima: Podemos tirar várias lições:

Mas lembrando que igual a ele existem muitos cidadãos que se encontram na mesma situação e ficam sem perceber a grande oportunidade que a vida lhe colocou.

Então se hoje você está com medo do que pode acontecer com o país, com a economia, com as pessoas, com o mercado de trabalho, pare um pouquinho e pense:

Você pode transformar sua vida, mas para isto você deve acreditar em você!

Independe da situação do país, independe do seu conhecimento, se você não acreditar em você, você pode ter tudo que vai aparecer que você não tem nada!

Mas se você acreditar em você, aí mesmo você não tendo nada, você sentirá que tudo virá em suas mãos, pois você vai começar hoje a transformar sua história de vida, escrever um novo capítulo na sua vida e consequentemente mudar a sua situação.

Se você está com dificuldades de enfrentar uma situação não fica triste, fique feliz pois você tem a oportunidade de buscar a solução onde ela estiver.

Tenha fé em Deus e tenha confiança em você, pois existem inúmeras pessoas que poderão te ajudar, você pode estar passando por uma situação muito difícil, mas se você procurar acreditar que você vai vencer e buscar as pessoas certas para te ajudar nesta sua caminhada, você vai vencer.

Quando for procurar auxílio de alguém se lá quem for, levante a cabeça, você vai sair desta, lembre-se toda situação pode ser transformada. Então busque auxilio, seja de um psicólogo, seja de um médico, seja de um consultor financeiro, seja lá quem for, fique feliz, lembre você não e nunca será um incomodo para ninguém.

Quando você vai procurar os serviços de um profissional você não está incomodando, pelo contrário você está dando aquele profissional a oportunidade de ver você vencer.

Então meu caro, fique tranquilo, mantenha a fé, busque ajuda de um profissional que possa te atender, você pode superar tudo isto, sempre há uma saída.

Talvez se a situação parece difícil, saiba que se você procurar você vai encontrar a solução para o seu caso.

Fique disposto, você pode estar hoje passando por um momento de caos em sua vida, sua situação pode estar de cabeça para baixo, parece que você não consegue retomar as rédeas de sua vida, mas se você olhar a situação por outro prisma você verá que com certeza você pode ser um grande vencedor.

COMECE A ESTUDAR: Não apenas fazer um curso ou uma faculdade, isto também, mas comece a estudar o ambiente em sua volta, comece a estudar você, suas atitudes, faça uma psicoterapia para se conhecer melhor. Pare de se achar menor que você realmente é, você grande, você pode se acreditar que pode. Busque tratar seus bloqueios, seus traumas, tire as travas que o impedem de vencer, de prosseguir e de superar seus objetivos. Vença as barreiras existentes em você, faça sua vida diferente. Busque estudar as energias do ambiente, existem muitos estudos a serem realizados busque auxílio de um consultor de FENG SHUI e transforme seu ambiente em um lugar de bem estar, potencializando as energias do local. Busque auxílio de um consultor financeiro pare de quebrar a cabeça sozinho, você pode estar indo na direção errada, procure alguém que realmente conheça o mercado financeiro. Busque se conectar a natureza, ao universo, aprenda a estudar minuciosamente os detalhes, pois os detalhes fazem toda a diferença. Comece a descobrir seu lado intuitivo, perceba-se e busque se conhecer. Busque também auxílio espiritual dentro de sua crença preferida busque alguém que possa te orientar também neste aspecto, poderá ser benéfico.

Se sua vida até hoje não está do jeito que você gostaria,então você pode a partir de hoje começar a reescrever o seu futuro.

E saiba de uma coisa você nasceu para ser feliz,então busque até você encontrar.

E precisando de auxílio nesta busca conte comigo, que será um prazer te ajudar !

Atenciosamente

 

Reginaldo Bernardes

CRP:06/118.526

Psicólogo,Palestrante e Consultor

Agende sua consulta: whatsapp: 19-9-8294-4904.

Visite o site: www.reginaldobernardes.com.br

email: reginaldopsicologia@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *